anunciad

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DICAS IMPORTANTE PARA PROTEGER SEU PC

1) Uso de uma conta de usuário limitada ou do UAC
As contas limitadas do Windows e o recurso do Controle de Contas de Usuário (UAC) do Windows Vista e 7 reduzem a capacidade do seu usuário no sistema. Embora isso às vezes resulte em um pequeno incômodo – como um aplicativo que não funciona corretamente –, usar a conta limitada impede que muitos vírus funcionem corretamente, facilitando a limpeza e, principalmente, impedindo-o de interferir na operação de programas de proteção legítimos como antivírus e plugins de segurança. O Linux normalmente já é configurado dessa forma – uma das características do sistema que o torna mais resistente. A dica dada pelo G1 aqui continua valendo.
Note que até mesmo no Windows Vista e 7 é preferível usar uma conta limitada, mas isso pode ser um pouco mais incômodo para a compatibilidade de alguns aplicativos em comparação com o UAC.
2) Atualizações do sistema operacional
No Windows, basta configurar no Painel de Controle. Se você ainda usa Windows 98, ME ou 2000, ele não recebe mais correções – é preciso atualizar para um sistema mais novo. Atualizar o sistema não é uma recomendação, é uma necessidade. Sem as atualizações, não é possível para manter o computador livre de vírus enquanto conectado na internet; simplesmente desista.
3) Desative o plugin do Java no navegador
Java é uma linguagem de programação multiplataforma. Entre seus recursos está a possibilidade de criar applets – pequenos programas que rodam dentro do navegador. Só que há dois problemas. Primeiro, o componente do Java responsável por “isolar” os applets já apresentou várias falhas. Segundo, os applets conseguem “sair” do isolamento com um único clique do internauta – ou seja, um pequeno descuido e você estárá infectado. O Java é hoje o componente mais atacado, embora seja um dos recursos menos utilizados na web. Vale a pena desativar e reativar apenas quando for necessário.
Para desativar o Java, abra o Internet Explorer, escolha Ferramentas e Opções da Internet. Na aba “Programas”, clique no botão Gerenciar complementos. Na lista, procure o Java. Clique nele e, então, no botão Desabilitar.
No Firefox, o uso do plugin NoScript ajuda muito a proteger o internauta durante a navegação e tem essa opção. Ou então vá em Complementos (no FF4 está no menu “Firefox”; antes estava em Ferramentas). Em Plugins, desative todos os que estiverem relacionados ao Java.
No Chrome, é preciso acessar o endereço "chrome://plugins" . O Java estará na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário