anunciad

segunda-feira, 6 de maio de 2013

MIRTILIO


mirtilo


Benefícios:

O mirtilo, conhecido popularmente como fruta da longevidade, é uma das frutas que mais cresce em consumo no mundo, pelas suas características funcionais à saúde. Ele é conhecido como blueberry, em inglês, e arándano, em espanhol, incluíndo-se no grupo das pequenas frutas, junto com a amora, morango e framboesa.

O mirtilo possui uma grande variedade de vitaminas e minerais, como A, C, K, vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, fibras e resveratrol. Possui baixo teor de calorias e gorduras.

Também, é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas atuando na neutralização dos chamados radicais livres auxiliando na manutenção da saúde do sistema imunológico, além de contribuir na prevenção das doenças degenerativas. Tem um conteúdo particularmente elevado de polifenóis tanto na casca quanto na polpa, os quais conferem funções de proteção sobre as paredes das células. Alem disso, o mirtilo auxilia na redução do colesterol e auxilia na prevenção de infecções do trato urinário devido ao alto índice de antocianina agindo de maneira benéfica em nosso organismo. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos. A antocianina presente no mirtilo também previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. As antocianinas são pigmentos naturais, responsáveis por uma variedade de cores atrativas das frutas, flores e folhas, que variam do vermelho ao azul.

Como comprar e utilizar:

O mirtilo pode ser encontrado na sua forma in natura, congelados, em forma de suco e também secos. A melhor época para encontrar mirtilos frescos é no Verão. Para comprar, observe se eles estão firmes ao toque, sem umidade aparente, com a pele seca e integre. Evite as frutas muito moles, enrugadas ou com sinal de mofo. Guarde os mirtilos sob refrigeração por no máximo uma semana. Lembrando que eles também podem ser congelados.

Ele pode ser incorporado em uma ampla variedade de preparações como por exemplo: geléias ou licores, sorvetes, sucos, doces em geral, adicionados nos cereais matinais, salada de frutas, recheio de crepe, bolachas, iogurtes e no preparo de bolos e tortas.



Receitas:

Geléia de Mirtilo


Ingredientes:

200g de mirtilos

3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou agave

suco de ½ limão


Modo de preparar:

Leve os mirtilos e o açúcar ao fogo baixo e deixe cozinhar até que as frutinhas quase se dissolvam e se forme uma calda bem grossa. Desligue o fogo e acrescente o suco de limão para acentuar o sabor. Coloque num vidro com tampa e conserve na geladeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário