anunciad

terça-feira, 27 de novembro de 2012

VNDS - Jogar Visual Novels traduzidas no Android!





Nem sempre dá pra ter o pc na palma da mão a todo tempo. Por mais que um notebook já esteja tendendo pros Ultrabooks, o design super-fino patenteado da Intel, não há quem aguente esperar o computador inicializar para poder fazer alguma coisinha. Imagina que você vai viajar de avião e só está passando filme podre na TV... "Já sei, vou terminar a rota da menina lá da minha visual novel aqui mesmo!.... mas nossa, a bateria do meu laptop acabou, e só sobrou o meu celular/tablet... e agora?"

Se você não quer jogar, ou já zerou, as VNs da Google Play, uma boa alternativa é o VNDS Interpreter, um aplicativo bem bacana e que um dos nossos leitores, o Daniel Ferreira, falou com a gente sobre. O aplicativo basicamente é uma plataforma que permite a execução de certas visual novels na linguagem que celulares e tablet com Android suportam. Isso inclui várias outras mudanças nos formatos de áudio e da resolução das CGs das VNs, mas mesmo assim o jogo rodará impecavelmente no seu celular ou tablet.



Imagem da prova que o Daniel Ferreira, mostrando que o app roda de verdade. O jogo acima é Wanko to Kurasou.
Como disse anteriormente, apenas algumas visual novels são suportadas pelo app, tais como Kira Kira, Fate/Stay Night, Never 7 e Cross Channel, mas o blog da Weeaboo, que criaram o aplicativo, e alguns parceiros como a VNDS Wiki, estão constantemente atualizando a engine do seu programa e a compatibilidade com outros jogos.

Para converter a visual novel para o formato do seu dispositivo Android, basta tê-lo instalado no computador, baixar um programa conversor específico encontrado, ou no blog deles ou de algum parceiro, rodar o programa conversor e mandar a pasta que ele criará para o HD (ou cartão de mamória) do seu celular ou tablet. Após isso, basta ter o VNDS instalado, executá-lo, selecionar o jogo, e boa jogatina! Há ainda outros meios para, apenas com os arquivos fontes (scripts, imagens e músicas), criar o seu port, mas para isso e tantas outras explicações mais detalhadas, cliquem na imagem abaixo para saber mais:



O VNDS Interpreter é distribuído em duas formas: a versão Lite, que é gratuita e funciona basicamente a mesma coisa, e a versão normal do aplicativo, que por míseros 4 reais você poderá jogar as suas VNs à vontade, com direito a salvar e carregar os saves deles para mais tarde.

Eu se pudesse, jogaria alguma VN nesse app pra testar, mas como não tenho celular com android, muito menos tablet, vou ficar devendo essa pra vocês por enquanto. O blog da Weeaboo está aqui embaixo:


http://www.weeaboo.nl/

Bem, o post de hoje é só isso mesmo. Caso queiram compartilhar alguma coisa comigo para eu postar aqui no blog as minhas opiniões e tudo, mande-me alguma coisa por comentário, ou por e-mail, ou como mensagem lá na nossa página do Facebook. Farei o post com carinho, e estarei creditando-o também, claro ^^

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá.

    Recebi uma mensagem de um dos leitores do meu blog, a Zero Force Central, sobre a cópia de um dos meus posts no seu site. Mesmo eu apoiando a divulgação de informações nesse âmbito, como você utilizou as mesmas imagens da minha postagem e utilizou, com apenas alguns cortes, o mesmo corpo textual, gostaria que, pelo menos, desse crédito ao nosso blog pela postagem. Afinal, o post foi produto de trabalho e pesquisa em diversos outros sites, comprimidos com o meu jeito pessoal de escrever postagens.

    Assim como não gosto de copiar o conteúdo de blogs similares ao meu, também não gosto que copiem do nosso sem a devida creditação ou menção. Acho que seria um bom começo para uma possível parceria, e não um mero "copiar e colar" só porque é um dos posts mais acessados de nosso blog.

    Bem, agradeço a compreensão, e espero que isso tenha sido apenas um breve descuido por parte de você, autor. o/

    P.S: Não adianta deletar este comentário, tomarei as medidas possíveis para que ele apareça no seu blog de um jeito ou de outro ^^

    ResponderExcluir