anunciad

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Como Consertar o Ferro Elétrico


Dicas para consertar o ferro elétrico

Um dos defeitos mais comuns no ferro de passar roupas é o mau contato ou rompimento do seu fio. Isto pode ser perigoso, devido ao risco de choque elétrico e até mesmo de incêndio. O desgaste do fio pode ser causado pela forma como é enrolado (em geral em torno do próprio ferro) ou pela maneira como é retirado da tomada (puxando pelo próprio fio e não pela tomada). Para maior durabilidade, o fio deve ser enrolado em pequenos círculos (e amarrado com arame fino - como os que fecham os pacotes de pão-de-forma), sem forçar sua conexão com o próprio aparelho e sempre com o ferro completamente frio.

Para verificar o fio de seu ferro elétrico, siga os passos abaixo:

1. Desligue o aparelho da tomada e verifique se está totalmente frio e sem água (no caso de ferros a vapor).

2. Se a tomada não é blindada, abra-a e verifique as conexões internas: podem estar desgastadas, soltas ou até apresentando sinais de corrosâo (cor esverdeada na ponta do fio). Retire o fio, faça novas pontas e recoloque o fio nos terminais, assegurando-se que estão bem apertados.

ferro-elétrico

3. Para abrir a tampa do ferro elétrico onde o fio se encaixa (geralmente na parte traseira ou de apoio do ferro em pé), retire o parafuso com cuidado e retire a tampa.

4. Antes de mais nada, teste o fio para ver se está partido. A verificação do fio deverá ser feita com o auxílio do teste neon (veja matéria Reparos Elétricos - Conceitos Básicos), unindo-se um dos terminais do teste a uma das pontas da tomada e o outro terminal do teste a uma das pontas do fio que está aparafusada no ferro elétrico (ver item 5). Se a lâmpada do neon não acender, inverta um dos terminais do teste (colocando-o na outra ponta da tomada, por exemplo). Se a lâmpada do teste neon continuar não acendendo, o fio está partido e deverá ser trocado por outro novo, seguindo as especificações do fabricante do ferro elétrico.

5. Se o fio não está partido, verifique se um de seus terminais não está solto (ou com corrosão). Antes de soltá-lo do ferro, faça um esboço da ligação, anotando inclusive a posição e cor de cada fio. Você terá que refazer a ligação obedecendo este esboço. Afroxe os parafusos para poder soltar os fios.

6. Refaça as pontas do fio, cortando-o a uma distância de 2 a 3 cm de seu final. Com uma faca ou gilete, descasque os terminais, deixando um comprimento suficiente para que possam ser aparafusados novamente nos terminais do ferro elétrico.

7. Reinstale-os utilizando o esboço feito no item 5. Atenção: as partes desencapadas do fio não podem se tocar, pois haverá um curto circuito. Assegure-se de que os terminais estão bem apertados pelos parafusos. Repita o teste feito no item 4, para ter certeza de que o aparelho está funcionando corretamente.

8. Recoloque a tampa, com cuidado para não forçar o fio e aparafuse.

9. Ligue o terminal do fio na tomada da parede e ligue o ferro. Verifique se, depois de alguns minutos o fio está esquentando. Se estiver, desligue imediatamente o aparelho e retire o fio da tomada. O problema deve estar acontecendo em partes internas do ferro. Neste caso, recomenda-se levá-lo a uma assistência autorizada ou a um eletricista de confiança.

Obs: Se você não se sente confortável em executar os passos aqui sugeridos, ou se tem dúvidas não esclarecidas neste texto, leve o ferro de passar roupa a uma assistência autorizada ou a um eletricista de confiança. Se você não conhece um bom eletricista, consulte as lojas especializadas, pois elas costumam manter um cadastro de técnicos experientes.



fonte:http://dicasdeconsertosemcasa.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Aki Tutoriais E Dicas: Como Consertar O Ferro Elétrico >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    Aki Tutoriais E Dicas: Como Consertar O Ferro Elétrico >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    Aki Tutoriais E Dicas: Como Consertar O Ferro Elétrico >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK

    ResponderExcluir