anunciad

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Rede Wireless mais segura



Uma rede wireless é um conjunto de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar, com um transmissor irradiando os dados transmitidos através da rede em todas as direções, mas ai vem a seguinte pergunta: como impedir que qualquer um possa se conectar a ela e roubar seus dados?


Um ponto de acesso (AP) instalado na sua sala provavelmente permitirá que um vizinho seu a alguns metros do local da sua instalação consiga captar o sinal da sua rede, essa é na verdade uma das maiores preocupações quando se fala em redes wireless, devido a popularidade que esse tipo de rede vem ganhando.
Para garantir a segurança, existem vários sistemas que podem ser implementados, apesar de nem sempre eles virem ativados por padrão nos pontos de acesso.

Como saber se a rede wireless instalada está com o nível correto de segurança?
De início, é preciso conhecer os padrões disponíveis, o que eles podem oferecer e então, de acordo com sua necessidade relacionada a segurança e o objetivo da sua instalação e implementar o nível correto e dentro do desejado.
Dependendo de sua configuração, mesmo que julgue que a segurança seja eficiente, é preciso entender e avaliar bem as alternativas, e então se decidir de acordo com sua experiência e as características disponíveis nos produtos que vai utilizar, é clar que tendo como objetivo também o menor custo.
A segurança wireless é um trabalho em andamento, com padrões em evolução, com tempo e acessos suficientes, um hacker persistente provavelmente conseguirá invadir seu sistema wireless, por mais seguro que ele seja.
Ainda assim, você pode tomar algumas atitudes para dificultar ao máximo possível o trabalho do intruso, nas variantes de conotação maléfica da palavra.

Já existem práticas típicas relacionadas a redes wireless, sejam estas redes comerciais ou não, essas práticas são conhecidas como wardriving e warchalking, mas isso é assunto para outro link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário