anunciad

domingo, 20 de janeiro de 2013

Tutorial de instalação do GIMP no Windows - Passo-a-passo








Em outro post, comentei a respeito do GIMP, que é um ótimo programa para criação e edição de imagens, e ainda por cima gratuito (o que não quer dizer que seja ruim, ao contrário é um excelente programa que substutui perfeitamente os programas pagos, bastando para que o usuário se adapte aos seus recursos).


Neste post vou mostrar algumas telas para instalação do programa. A instalação segue o padrão de programas Windows, bastando escolher as opções desejadas e clicando em Próximo. Para o melhor aproveitamento do programa, explicarei melhor estas opções do instalador.

Primeiramente, precisamos fazer o download do programa. O instalador para Windows pode ser baixado clicando-se neste link. O programa funciona desde o Windows XP até o Seven.


Após o término do download, abrimos a pasta para onde salvamos o instalador do programa. Basta darmos clique duplo para iniciar a instalação:




Será exibida a janela de confirmação padrão do Windows, bastando deixar como mostrada abaixo e clicar em Executar:



A instalação do programa terá inicio. Basta clicarmos na opção Next na próxima janela para darmos continuidade na instalação:



Na janela seguinte será mostrado os termos de licença do programa, e nela também clicamos na opção Next:



Na janela seguinte serão mostradas as opções de instalação. Clicando em "Install now" as etapas de configuração não serão exibidas, e ainstalação do software terá inicio. Já clicando em "Customize" as telas de configurações extras serão exibidas, permitindo ao usuário fazer alterações nas opções do software. Para efeitos de aprendizagem, escolherei a segunda opção:



Na próxima janela será mostrada a pasta onde o programa será instalado. Se houver necessidade, a pasta pode ser alterada sem problemas, se estiver em dúvidas deixe como sugerido pelo instalador:



Na janela seguinte, selecione a opção "Full installation" e clique em Next:




Na janela seguinte serão mostradas as opções de associação de diversos formatos de imagens, para que sejam abertas no GIMP como programa padrão. Clicando em "Select Unused", os formatos que ainda não estão associados para abrir com algum programa passarão a ser abertos pelo GIMP. Clicando em "Select All", todos os formatos de imagens suportados passarão a ser abertos no GIMP. Se estiver em dúvidas, escolha a primeira opção, pois mesmo após a instalação você poderá abrir normalmente os arquivos nos formatos suportados pelo programa:



Na janela seguinte serão mostradas as opções relacionadas ao menu iniciar do Windows. Caso deseje, poderá alterar o nome "GIMP" por outro de sua preferência, e caso não queira que o instalador crie opções no menu iniciar, basta deixar selecionada a caixa de seleção "Don't create a Start Menu folder". Após definir as configurações, clique em Next:




Deixe as opções como abaixo, e clique em Next. Se quiser que o instalador crie um ícone na área de acesso rápido do Windows, basta marcar a caixa de seleção "Create a Quick Launch icon":



Serão exibidas as opções de configuração do programa. Estando tudo OK, clique em Next. Se for necessário clique em Back para retornar às janelas anteriores e alterar as configurações:



Será iniciada a cópia dos arquivos para a pasta de instalação do programa, seja paciente e aguarde:



Se a instalação ocorreu normalmente, será exibida a janela abaixo. Se quiser abrir o programa imediatamente, deixe marcada a caixa de seleção "Launch GIMP". Caso contrário, desmarque:


Ao abrir o programa, será mostrada a tela abaixo. Espere o programa iniciar:


O programa é composto pela área principal (ao centro) e por duas barras laterais flutuantes. Nelas, podemos encontrar as ferramentas principais do GIMP, bem com as mais avançadas. Parece um pouco estranho ao usar as primeiras vezes, mas depois de um tempo usando acabamos nos acostumando. Abaixo a partes que compõem o programa:


Bem pessoALL, o post termina por aqui. Aguardem um post que escreverei explicando as principais ferramentas deste ótimo programa. Espero que tenham gostado.

fonte http://www.blogdoclaudio.com
$orte e $ucesso,

Nenhum comentário:

Postar um comentário